Monotarefa: saiba mais

Posted by in Aqui no blog

Na área de computação, um sistema monotarefa é aquele que executa apenas uma tarefa operacional por vez. Hoje, esses sistemas foram substituídos pelo esquema multitarefas. Mas, vejam que interessante: na verdade, os processadores multitarefas executam um só programa por vez. A multitarefa é uma ilusão criada alternando-se rapidamente as várias tarefas.

E não é assim conosco também?

Já podemos ver surgindo, por exemplo, um movimento contrário ao perfil multitarefas no ambiente de trabalho. Muitas pessoas já perceberam em si mesmas o desejo de levar uma vida profissional mais centrada e, por que não, tranquila. Para isso, é preciso abrir mão de estar conectado o tempo todo, saber dizer “não” às interrupções, dar novos rumos aos objetivos de curto e longo prazo. Nesse sentido, vale bastante a pena ler o artigo Monotarefa ou multitarefa: preciso escolher só um? e a matéria Faça uma coisa de cada vez e seja múltiplo, para entender melhor o que é e por que ser um profissional monotarefa.

Mas não é só no trabalho que precisamos de foco e concentração. Nossa vida pessoal também merece uma guinada em prol da simplicidade, da organização e do bem-estar. Em The power of monotasking, você encontra um bom exemplo de como faz diferença ser monotarefa em nossas vidas privadas. E para compreender por que não fomos feitos para ser multitarefas, uma leitura que recomendo é Stop Multitasking, Start Monotasking, um texto com muitos dados interessantes.

Aqui no Monotarefa.com, quero mostrar que é possível trazer esse conceito para a vida pessoal. Afinal, nas horas de descanso continuamos conectados e agitados porque ficamos à mercê da tecnologia, do status social e das inúmeras necessidades criadas pelo estilo de vida moderno que levamos. Mas há muitas maneiras de aproveitar melhor nosso tempo, fazendo uma coisa de cada vez e descobrindo, com isso, um novo jeito de encarar a vida.

E é sobre tudo isso que vamos conversar aqui no Monotarefa. Seja bem-vindo!

Lorena Leandro

Tradutora, revisora e monotarefa
Em busca de simplicidade, acredita que é possível viver melhor fazendo menos.